Sobre Henri Nouwen


Sobre Henri Nouwen

Padre católico de renome internacional e autor, professor respeitado e amado pastor Henri Nouwen (pronuncia-se nau-uin) escreveu mais de 40 livros sobre a vida espiritual. Ele se correspondia regularmente em Inglês, Holandês, Alemão, Francês e Espanhol com centenas de amigos e estendeu a mão aos milhares através de suas celebrações eucarísticas, palestras e retiros. Desde sua morte em 1996, é cada vez maior o número de leitores, escritores, professores e pesquisadores que têm sido orientados por seu legado literário. Livros de Nouwen já venderam mais de 2 milhões de cópias e foram publicados em mais de 22 línguas.

Nascido em Nijkerk, Holanda, em 24 de janeiro de 1932, Nouwen sentiu-se chamado ao sacerdócio quando ainda era muito jovem. Ele foi ordenado em 1957 como um padre diocesano e estudou psicologia na Universidade Católica de Nijmegen. Em 1964 ele se mudou para os Estados Unidos para estudar na Clínica Menninger. Ele passou a lecionar na Universidade de Notre Dame, nas Divinity Schools de Yale e Harvard. Durante vários meses, durante os anos 1970, Nouwen viveu e trabalhou com os monges trapistas na abadia do Genesee, e no início de 1980 ele viveu com os pobres no Peru. Em 1985 ele foi chamado para integrar A Arca em Trosly, França, a primeira de mais de 100 comunidades fundadas por Jean Vanier onde pessoas com deficiências de desenvolvimento vivem com os assistentes. Um ano depois, Nouwen adotou  como lar a casa Daybreak da comunidade A Arca, perto de Toronto, no Canadá. Ele morreu repentinamente em 21 de setembro de 1996, na Holanda e está sepultado em Richmond Hill, Ontário.

Nouwen acreditava que o que é mais pessoal é mais universal. Ele escreveu: "Ao dar palavras a essas experiências íntimas eu posso fazer a minha vida disponível para os outros." Seu espírito vive na obra da Henri Nouwen Society, Henri Nouwen Stichting, Henri Nouwen Trust, e Henri JM Nouwen Archives and Research Collection, e em todos que vivem os valores espirituais da comunhão, comunidade e ministério, ao qual dedicou a sua vida.

Um comentário:

  1. Alguém possui o livro VIVER É SER AMADO do Henri Nouwen? Está esgotado até na Paulinas de Portugal. Estou há mais de 3 meses procurando em sebos, mas não existe. Se alguém tiver e puder me fazer uma copia, eu agradeceria muito, pois adoro o Nouwem. Lógica que faço o depósito antes. Obrigada

    ResponderExcluir